Skip to content

“É um momento muito bom, a gente se diverte e fica mais feliz”, diz idosa atendida pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa


Espaço recém-inaugurado pela Prefeitura de Macapá promove inclusão, bem-estar e qualidade de vida para a população idosa

Por Fabio Costa - Secretaria Municipal de Assistência Social

Maria de Fatima, aproveitou a manhã para fazer exercícios físicos e atividades educativas | Foto: Fabio Costa/PMM


Recém-inaugurado pela Prefeitura de Macapá, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa já transformou a rotina de dezenas de usuários da rede socioassistencial do município. O espaço público foi criado com o objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável, por meio de atividades culturais, físicas e de lazer, além de funcionar como ambiente de escuta, acolhimento e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A iniciativa é realizada em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que organizam semanalmente a ida dos grupos atendidos ao Centro de Convivência. No local, os usuários têm acesso gratuito a serviços de saúde, cidadania e educação, sempre acompanhados por uma equipe técnica especializada.

Maria de Fátima, de 54 anos, moradora do bairro Araxá, é uma das participantes beneficiadas pelo projeto. Ela relata que a participação nas atividades tem trazido mais alegria e motivação ao seu cotidiano.

“Aqui a gente participa das atividades e se distrai. Também é um momento muito bom, a gente se diverte, fica mais feliz, sai um pouco de casa e socializa com nossos amigos. Aqui a gente também visita a equipe da saúde, que faz tudo para a gente ter uma vida mais saudável. Só gratidão”, contou.


O Centro conta com profissionais como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e educadores físicos, que desenvolvem ações adaptadas às necessidades de cada grupo. A proposta é oferecer um atendimento integral, que contribua para o bem-estar físico e emocional das pessoas idosas.

Coordenadora do espaço, a pedagoga Cherlan Sales destaca a importância do Centro como ferramenta de cuidado e valorização da terceira idade.

“Nosso Centro de Convivência da Pessoa Idosa tem como objetivo oferecer atividades físicas, atendimentos psicológicos e acesso a todos os serviços ofertados aqui. Eles encontram neste espaço o cuidado necessário para uma vida com mais qualidade e dignidade”, explicou.

Mais do que um espaço de atividades, o Centro representa um ponto de apoio emocional, social e físico para os usuários. Ao proporcionar momentos de interação, cuidado e aprendizado, o equipamento contribui para o combate à solidão, ao sedentarismo e à exclusão social, garantindo que os idosos atendidos pela rede municipal envelheçam com mais autonomia e saúde.

A ação faz parte das políticas públicas de fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa e reafirma o compromisso da Prefeitura de Macapá com uma cidade mais humana, inclusiva e atenta às necessidades da população que mais precisa.

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa é um equipamento público vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), criado para promover o envelhecimento ativo e fortalecer os vínculos sociais da população idosa de Macapá. Com estrutura acolhedora e atendimento humanizado, o espaço funciona como referência de cuidado, convivência e cidadania, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização e o respeito às pessoas idosas.

Galeria de imagens | Fotógrafo: Fabio Costa/PMM

Luiz Fabio Costa Maciel

Luiz Fabio Costa Maciel

Verificado
Assessor de Comunicação
5 matérias publicadas

Luiz Fabio Costa Maciel atua na área da comunicação há quatro anos. Iniciou sua trajetória como social media na Secretaria Extraordinária de Juventude do Amapá e campanhas eleitorais. Foi assessor de comunicação nas secretarias estaduais de Trabalho e Empreendedorismo e de Desenvolvimento Rural. Atualmente, é assessor de comunicação na Secretaria Municipal de Assistência Social de Macapá. É estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Mais publicações de Luiz Fabio Costa Maciel Verificado

Assessor de Comunicação