Skip to content

Cras vai à Comunidade: Ação itinerante da Prefeitura de Macapá leva serviços sociais de saúde e cidadania ao bairro do Congós

Moradores da comunidade tiveram acesso gratuito a atendimentos sociais, de saúde, beleza e cidadania.

Por Fabio Costa - Secretaria Municipal de Assistência Social

A iniciativa foi coordenada pelo Cras Esperança e ofertou uma série de serviços gratuitos à população.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta quinta-feira (26), uma ação itinerante no Centro de Atividade Sociais da Periferia (CASP), localizado no bairro Congós.

Coordenada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Esperança, a ação tem como objetivo aproximar os serviços da assistência social as comunidades, beneficiando os moradores com atendimentos como acolhimento psicossocial, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), verificação de pressão arterial, vacinação, avaliação odontológica, emissão de passe livre federal e municipal, entre outros.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Pedro Filé, a iniciativa representa um importante avanço na aproximação entre os serviços e a população.


“Essa ação é uma forma que encontramos de facilitar o acesso dos nossos usuários aos benefícios da assistência social. Todos os serviços ofertados pelo Cras Esperança vieram até o bairro do Congós, atendendo a comunidade e garantindo, acima de tudo, que a população tenha acesso à dignidade”, destacou o secretário.

Também foram ofertados serviços voltados ao bem-estar, como corte de cabelo masculino, design de sobrancelhas, limpeza de pele, aplicação de flúor e entrega de kits de higiene bucal. Representantes da Equatorial Energia também participaram da ação com atendimento sobre a Tarifa Social Macapá, orientando sobre o cadastro e realizando troca de titularidade. Além disso, currículos foram recebidos para oportunidades de emprego junto à empresa.

A moradora do bairro Congós, Crizomar Almeida, destacou que a presença dos serviços na comunidade representa um apoio importante para quem mais precisa.


“Essa ação veio pra ajudar muitas pessoas que estão precisando nesse momento, principalmente desses serviços do Cras. Eu agradeço muito a disponibilidade de todos que colaboraram pra trazer essa ação aqui pro nosso bairro”, afirmou.

O coordenador do Cras Esperança, Marcos Abelardo, ressaltou que a ação tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.


“Estamos aqui no bairro do Congós, trazendo para mais perto da comunidade os serviços que já ofertamos diariamente no Cras Esperança. Dessa vez, nosso foco é garantir que as pessoas que, por algum motivo, não conseguem chegar até nós, também tenham acesso a esses atendimentos”, explicou o coordenador.

A ação Cras vai à Comunidade é idealizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Esperança, integra o calendário de atividades da Semas e reafirma o compromisso da Prefeitura de Macapá com a promoção da dignidade, inclusão e qualidade de vida para a população macapaense, ampliando o acesso dos usuários aos serviços públicos.

Galeria de Imagens | Foto: André Valente/PMM

Luiz Fabio Costa Maciel

Luiz Fabio Costa Maciel

Verificado
Assessor de Comunicação
4 matérias publicadas

Luiz Fabio Costa Maciel atua na área da comunicação há quatro anos. Iniciou sua trajetória como social media na Secretaria Extraordinária de Juventude do Amapá e campanhas eleitorais. Foi assessor de comunicação nas secretarias estaduais de Trabalho e Empreendedorismo e de Desenvolvimento Rural. Atualmente, é assessor de comunicação na Secretaria Municipal de Assistência Social de Macapá. É estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Mais publicações de Luiz Fabio Costa Maciel Verificado

Assessor de Comunicação