Skip to content

Prefeitura de Macapá firma termo de cooperação com a CEA Equatorial para ampliar acesso à Tarifa Social de Energia


Parceria vai beneficiar mais de 7 mil famílias com ações de cidadania, consumo consciente e inclusão social em diversas regiões da capital

Por Fabio Costa - Secretaria Municipal de Assistência Social

Termo foi assinado nesta segunda feira, 23, durante solenidade na sede da Prefeitura Municipal de Macapá.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), assinou nesta segunda-feira (23) um termo de cooperação técnica com o Grupo CEA Equatorial. O objetivo da parceria é ampliar e facilitar o acesso de famílias de baixa renda à Tarifa Social de Energia Elétrica.

Com a assinatura do termo, a Prefeitura e a concessionária de energia firmam o compromisso de desenvolver ações integradas em várias regiões da capital, promovendo cidadania, inclusão social e eficiência energética. A meta é alcançar mais de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para o secretário municipal de Assistência Social, Pedro Filé, a iniciativa representa um avanço no enfrentamento das desigualdades sociais.

“O termo afirma o compromisso da gestão e também da CEA Equatorial com suas metas sociais, representando muito para o município de Macapá. São formas da gente alcançar mais pessoas e garantir que elas tenham acesso ao direito delas, visando, acima de tudo, o combate à vulnerabilidade social e econômica”, disse.

Além da redução na conta de energia, o projeto inclui a realização de mutirões itinerantes com serviços como atualização cadastral, orientações sobre consumo consciente, troca de lâmpadas por modelos mais econômicos, atendimentos sociais e ações comunitárias. A parceria reforça o trabalho intersetorial da Prefeitura e o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população.

O vice-prefeito de Macapá, Mário Neto, também ressaltou a importância da união entre o poder público e a concessionária para fortalecer os serviços sociais.

“Em nome do prefeito Dr. Furlan, agradeço a todos os envolvidos nessa grande parceria. Continuamos dando a atenção necessária para nossos equipamentos e usuários, para que a gente possa cada vez mais ampliar nossos serviços sociais para a população”, destacou.

O projeto também prevê ações de conscientização sobre o consumo eficiente de energia e garante que as famílias possam acessar o benefício de forma desburocratizada e humanizada. Como parte das ações, 30 servidores da Semas serão capacitados pela equipe técnica da CEA Equatorial para oferecer o atendimento diretamente nas unidades da Assistência Social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O superintendente comercial da CEA Equatorial, Heberle Lopes, reforçou a relevância do acordo para a população de baixa renda.

“Esse é um momento de extrema importância para a Equatorial, poder firmar esse termo de cooperação técnica junto com a Semas para proporcionar que aqueles que estejam cadastrados nos programas de baixa renda possam usufruir do direito ao desconto na tarifa de energia”, ressaltou.

Após os mutirões, os atendimentos e cadastros seguirão sendo realizados nos Cras e na Casa do Bolsa. A iniciativa integra o calendário estratégico da gestão municipal voltado ao combate às desigualdades e à garantia de direitos fundamentais.

Para a aposentada Oneide da Silva, de 75 anos, beneficiária do Cras Igualdade, localizado no bairro Marabaixo, a ação representa mais tranquilidade no orçamento doméstico.

“É um privilégio pra gente, porque às vezes pagamos uma tarifa alta, e com essa assinatura fica tudo melhor para todos, principalmente pra mim também”, contou.

A assinatura do termo de cooperação reforça o compromisso da Prefeitura de Macapá em promover políticas públicas que assegurem direitos, ampliem o acesso aos serviços essenciais e contribuam para a redução das desigualdades sociais. A gestão municipal segue atuando de forma integrada, em parceria com instituições públicas e privadas, para levar dignidade, inclusão e qualidade de vida a quem mais precisa.

Luiz Fabio Costa Maciel

Luiz Fabio Costa Maciel

Verificado
Assessor de Comunicação
18 matérias publicadas

Luiz Fabio Costa Maciel atua na área da comunicação há quatro anos. Iniciou sua trajetória como social media na Secretaria Extraordinária de Juventude do Amapá e campanhas eleitorais. Foi assessor de comunicação nas secretarias estaduais de Trabalho e Empreendedorismo e de Desenvolvimento Rural. Atualmente, é assessor de comunicação na Secretaria Municipal de Assistência Social de Macapá. É estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Mais publicações de Luiz Fabio Costa Maciel Verificado

Assessor de Comunicação