Skip to content

Central de Regulação de Macapá reforça importância dos usuários responderem às ligações e mensagens para agendamentos de saúde

Munícipes devem estar atentos aos números oficiais para garantir a confirmação de consultas e exames na rede municipal de saúde

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

A Central Municipal de Regulação de Consultas e Exames é responsável pelo funcionamento do sistema de agendamentos da rede municipal de saúde. O serviço é fundamental para garantir acesso ágil e organizado às consultas, exames e demais procedimentos médicos no município.

A Central atua como elo entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços ofertados. Atualmente, os únicos canais oficiais de contato da Central para sanar dúvidas e contato direto são:

(96) 3213-6200 (somente ligações)

(96) 99196-1841 (somente mensagens de texto via WhatsApp)

A população é orientada a atender ligações e responder mensagens vindas desses números, uma vez que eles são utilizados para repassar informações, esclarecer dúvidas e confirmar datas e horários dos atendimentos agendados.

Como funciona o agendamento

Para acessar os serviços ofertados, os usuários devem procurar o Serviço de Arquivamento Médico (SAME) em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), apresentando o encaminhamento médico e documentos pessoais. A UBS então formaliza a solicitação via sistema e-SUS Regulação, que é encaminhada à Central.

Antes da confirmação da consulta ou exame, a equipe de regulação avalia se o pedido cumpre os critérios estabelecidos para o procedimento desejado. O contato com o paciente é feito primeiramente por telefone, para esclarecimentos, e depois por mensagem para confirmar a presença no dia, hora e local disponíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça que o atendimento a essas ligações é essencial para que o serviço funcione de forma eficiente.

“Sem a resposta do usuário, não é possível garantir o comparecimento nem realizar o agendamento de maneira segura, o que pode causar perda de vaga e atrasos no atendimento de outros pacientes”, explica Kleverton Siqueira, coordenador da Central de regulação.

A Central não realiza ligações de cobrança e não solicita dados bancários, apenas informações referentes ao processo de agendamento em saúde.

Claudia Leão

Claudia Leão

Verificado
Assessora de Comunicação
232 matérias publicadas

Claudia Tamires Leão é egressa da primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Com mais de 10 anos de carreira, já atuou na assessoria de diversos órgãos, como o Tribunal de Justiça do Amapá, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), o jornal A Gazeta, a Secretaria de Saúde do Amapá, a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá e a assessoria parlamentar do vereador Alexandre Azevedo. Atualmente, é coordenadora de Jornalismo na Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de Claudia Leão Verificado

Assessora de Comunicação