Skip to content

Alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Cantinho do Amor participam de projeto de leitura e Contação de Histórias

Mais de 400 alunos, do 1º e 2º períodos, vivenciaram a magia da leitura, brincadeiras e Contação de Histórias com o artista Tio Nescal

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Projeto ocorre em todas as escolas municipais da Educação Infantil | Foto: Emanuelle Gomes /PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Divisão de Educação Infantil, realizou nesta terça-feira (27), nos períodos da manhã e tarde, o projeto de leitura Era Uma Vez, na Escola Municipal de Educação Infantil, Cantinho do Amor, zona norte de Macapá. O projeto desenvolve atividades lúdicas de leitura nas Creches e Pré-escolas ao longo do ano letivo, coordenado pelo Contador de histórias Fábio Nescal (Tio Nescal).

Foram momentos de muita imaginação, expressões literárias, lúdicas e prazerosas de aprendizagens, para as crianças. O secretário de educação do município de Macapá, Madson Millor, acompanhou o evento e ressaltou a importância do projeto na rede de ensino municipal.

“É uma iniciativa de extrema importância para a aprendizagem das crianças. O projeto apresenta estratégias de desenvolvimento do gosto pela leitura, por meio da oralidade e da compreensão visual”, destacou.

O artista Fabio Nescal, que é professor e coordenador do projeto, falou dos objetivos. “Iniciamos o projeto no ano passado, e foi um grande sucesso, então decidimos dar seguimento a ele, com o objetivo de motivar os pequenos a se interessarem pelos livros. Dessa forma, acreditamos que, a partir da curiosidade despertada pelas ilustrações e palavras, as crianças possam aprender a ler e escrever com mais facilidade”, explica, o coordenador.

As crianças se divertiram e aprenderam, de uma forma leve, criativa e animada, juntos dos professores e outros profissionais da Educação.

O pequeno Inácio Miguel, de 5 anos, estava feliz com as atividades lúdicas e brincadeiras. “Eu estou suado de tanto pular”, disse o menino, sorridente.

No acervo de livros, utilizados para a Contação de Histórias, constam autores amapaenses de literatura infantil, como Cricilma Ferreira, Judivalda Brasil, Marven Junius Franklin , Cecília Lobo e Marcia Galindo.

A próxima unidade escolar a receber o projeto será o Centro Educacional Nossa Senhora de Nazaré, no dia 29 de maio, às 9h e às 15h.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação