Programação fez parte do dia do trabalhador | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Macapá realizou nesta quinta-feira (1º) mais uma comemoração para a população na Praça Floriano Peixoto, no centro da capital.
Entre as programações do evento, a tradicional pescaria atraiu vários participantes e garantiu a diversão de adultos e crianças. No entanto, o destaque do dia ficou para a Feira do Trabalhador, que reuniu diversos empreendedores, feirantes e artesãos, proporcionando ao público uma diversidade de produtos.
Estiveram presentes os programas municipais Feira Inclusiva, Feira do Empreendedorismo, Mulher Criativa e Feira Azul, este último dedicado a pais e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), todos promovidos pela Prefeitura com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, a criatividade e a inclusão social por meio da geração de renda e valorização dos pequenos negócios locais.
Um dos participantes foi o artesão Silvo Barros, que esteve em sua primeira feira promovida pela Prefeitura. Ele transforma a madeira em material de peças decorativas e utilitárias. “É minha primeira vez aqui, e estou gostando muito. Temos bastante público e espero vender bastante. É gratificante ver o interesse das pessoas pelo nosso trabalho”, comentou Silvo.
Silvo Barros | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Já a empreendedora Janaina Leite é uma presença constante nas feiras da Prefeitura de Macapá. Dona de um negócio de produtos naturais, ela conta que as feiras são uma vitrine para seus produtos. “Sempre participo, e é uma ótima oportunidade para mostrar meus produtos. O começo da minha empresa foi uma nova oportunidade na minha vida. Agradeço à Prefeitura por me dar um espaço para mostrar meus produtos e crescer como empreendedora”, declarou Janaina.
Janaina Leite | Foto: Emanuelle Gomes / PMM
No estande da artesã Ana Patrícia, que cria joias artesanais, o movimento também era grande. A professora Teresa Emília aproveitou a ocasião para fazer compras com sua neta, Ana Laura. “Comprei várias coisas para minha neta. Ela adorou os colares e pingentes que têm aqui, e decidi dar de presente para ela. É muito bom ver esse tipo de iniciativa, que valoriza o trabalho das pessoas da nossa cidade”, comentou Teresa, destacando a importância de consumir produtos locais.
Ana Patrícia | Foto: Emanuelle Gomes / PMM
Teresa Emília e sua neta | Foto: Emanuelle Gomes / PMM
A secretária municipal do trabalho, desenvolvimento econômico e inovação (Semtradi), Marciane Santos, comemorou o sucesso do evento. “É muito bom ver esse espaço cheio de feirantes e de consumidores. É uma oportunidade para essas pessoas verem os produtos feitos aqui na cidade e de movimentar a economia local. É exatamente isso que queremos incentivar com ações como essa”, afirmou a secretária.
Secretária Marciane | Foto: Emanuelle Gomes /PMM