Skip to content

Prefeitura de Macapá promove capacitação para profissionais da Educação de Jovens e Adultos  

Círculo de Cultura traz como tema a história dos sujeitos da educação da EJA e é uma ação integrante do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação de Jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Jesiel Braga /PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa Nacional de Formação para a Docência na Educação de Jovens e Adultos (ProfEJA), uma iniciativa integrante do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, realizou, nesta terça-feira (29), o evento Círculo de Cultura para professores da EJA, com o tema “História dos Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos”, em uma faculdade na zona sul da capital.

Segundo Fabiana Feleol, chefe da Divisão de Jovens e Adultos, o Círculo de Cultura é um método pedagógico criado por Paulo Freire, voltado para a aprendizagem da pessoa adulta por meio do diálogo e da reflexão crítica.

“A formação traz temas que fazem parte da metodologia freiriana, como, por exemplo, a mulher no mercado de trabalho, valores, política, entre outros. Na formação, são abordados tópicos do cotidiano do estudante, que servem de suporte para uma maior acessibilidade à compreensão e ao aprendizado efetivo”, explicou Feleol.

Soraia Barbosa, formadora regional da EJA do município de Macapá, complementou, ressaltando a importância da preparação dos sujeitos — no caso, dos professores — para o êxito da alfabetização na idade adulta.

“O encontro de hoje visa apresentar aos professores o tema proposto, de forma que eles possam vivenciar essa nova metodologia, compartilhando saberes e ideias para a construção do aprendizado desse público estudantil específico”, destacou a formadora.

Iaci Ramalho, 54 anos, professor de Geografia da EJA na Escola Municipal Professora Neusona, falou sobre a importância de se manter atualizado:
“Para nós, professores, a capacitação traz a oportunidade de adquirirmos novos conhecimentos para a aplicação de práticas que facilitem a inserção do aluno da EJA nessa sociedade letrada. Que esse aluno consiga ter domínio dos códigos, uso eficiente da escrita, da grafia moderna, entre outros”, disse o professor.

Durante o evento, os profissionais puderam dialogar sobre ideias e práticas pedagógicas, resultando em uma construção coletiva de saberes, na qual os participantes refletiram e compartilharam experiências, promovendo a conscientização e a transformação social por meio da educação.

A adesão ao programa beneficiará professores, equipes pedagógicas das escolas que ofertam a EJA, bem como os alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado. Essa ação atende ao disposto no Art. 6º do Decreto nº 12.048/2024, que estabelece a formação de profissionais da educação e educadores populares como um dos pilares para o fortalecimento da alfabetização e qualificação da EJA.

Galeria de imagens | Fotógrafo: Jesiel Braga /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação