Skip to content

Prefeitura de Macapá anuncia adesão à Prova Nacional Docente (PND); primeira aplicação ocorre em novembro de 2025

Objetivo é a seleção mais isonômica e qualificada para o ingresso de professores na rede pública de ensino básico, alinhando-se ao Plano Nacional de Educação (PNE) e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá anunciou a adesão do município à Prova Nacional Docente (PND), um instrumento do Ministério da Educação (MEC) para apoiar a seleção de professores da educação básica. O Termo de Adesão foi formalizado no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) pela Secretaria Municipal de Educação, em março deste ano.

O exame nacional é uma prova elaborada e aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob coordenação do Ministério da Educação (MEC). A primeira aplicação está prevista para novembro de 2025.

O objetivo é realizar seleções mais isonômicas e qualificadas para o ingresso de professores na rede pública de ensino básico, alinhando-se ao Plano Nacional de Educação (PNE) e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A iniciativa é voltada a estudantes de licenciatura e a profissionais já formados na graduação citada ou em licenciatura pedagógica. A prova avalia conhecimentos de Formação Geral Docente e de áreas específicas (como Pedagogia, Matemática, Letras, etc.).

Como Macapá utilizará a PND?

Instrumento de apoio: A PND não substitui o concurso público ou o Processo Seletivo Simplificado (PSS) próprio do município. Macapá continua sendo o responsável legal por todo o processo de contratação.

Flexibilidade de uso: O município tem autonomia para decidir como utilizar a nota da PND:


• Etapa única: Principalmente para Processos Seletivos Simplificados (contratos temporários). Para concursos públicos (cargos efetivos), a LDB exige prova de títulos; assim, a PND poderia ser a única etapa eliminatória, seguida pela análise de títulos (classificatória).
• Etapa complementar: A PND pode ser usada como uma das fases do processo seletivo municipal, com caráter eliminatório (exigindo nota mínima), classificatório (compondo a nota final) ou ambos. Pode ser combinada com outras provas definidas pelo município (discursivas, práticas, didáticas, etc.).

A adesão à PND representa uma oportunidade para aprimorar a seleção de docentes em Macapá, utilizando um instrumento nacional padronizado.

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação