Skip to content

Adolescentes e Jovens assistidos pelo CRAS União recebem capacitação para o mercado de trabalho

Oficinas abordaram preparação para entrevistas, ética em ambiente profissional, planejamento e produção de currículo

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Assistência Social

| Foto: Abraão Araújo /PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias e órgãos municipais, desenvolve estratégias para implementar aprendizados no campo profissional, de jovens e adolescentes. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizou nesta sexta-feira (8), a culminância das Oficinas de Criatividades, ocorridas durante a semana, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) União, localizado no bairro Perpétuo Socorro, Zona Norte da cidade.

O projeto coordenado pela assistente social do CIEE, Talita Amaral, atendeu 20 jovens com idades de 14 a 24 anos, todos assistidos pelo CRAS União.

Para a coordenadora, os conteúdos da capacitação preparam os participantes para o mercado de trabalho com mais segurança e confiança em si.

“Durante as oficinas criativas, os adolescentes e jovens passam a ter um conhecimento prévio do funcionamento do mercado de trabalho, como se portar numa entrevista de emprego, quais são as áreas com as quais se identificam, planejamento de ação e outras atividades que trazem confiança na busca pelo estágio ou o primeiro emprego”, mencionou a assistente social do CIEE.

De acordo com Talita Amaral oficinas priorizam aos jovens aprendizes, vagas de trabalho e cursos gratuitos ofertados pela plataforma do Centro, na internet.

Os jovens Ygor Lucas e Lauanda Oliveira, ambos de 16 anos e moradores da Zona Norte, falaram sobre a importância das oficinas para a vida deles.

“Depois do que aprendi com as oficinas realizadas aqui no CRAS me sinto mais seguro para buscar uma vaga de aprendiz no mercado de trabalho”, ressaltou Lucas.

A jovem Lauanda também se mostrou confiante para conseguir sua colocação no mercado de trabalho. Segundo ela, é importante que os jovens busquem capacitações e treinamento para evoluírem naquilo que pretendem alcançar.

Suzy Santos, coordenadora do CRAS União, destacou que as oficinas realizadas no equipamento buscam estimular o desenvolvimento educacional dos jovens e adolescentes.

“As oficinas são importantes para a formação profissional dos jovens, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho e as responsabilidades da vida adulta”, disse.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação