Skip to content

Alunos da rede municipal apresentam Poesia, Música e Desenhos no projeto de Resgate à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil

Dez escolas municipais participaram da conclusão do projeto realizado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Prefeitura de Macapá

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Projeto MPT na Escola reuniu estudantes de dez escolas municipais do ensino fundamental | Foto: Merlin Pires /PMM

Neste sábado (26), a Prefeitura de Macapá e o Ministério Público do Trabalho realizaram na sede da Unidade Integrada SESI/SENAI A Banda, área central da cidade, a culminância do projeto “MPT na Escola 2024”, com apresentação de atividades realizadas em sala de aula pelos estudantes.

Os trabalhos apresentados foram nas categorias Poesia, Música e Desenho, dentro da temática Resgate à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil.

O projeto MPT na Escola tem o objetivo de sensibilizar alunos, profissionais da educação e familiares sobre os direitos da criança e do adolescente e a luta contra o trabalho infantil no Brasil.

A iniciativa acontece anualmente e está em sua segunda edição em Macapá, e alcança dez escolas municipais e mais de 1500 estudantes do ensino fundamental.

Segundo o procurador Hugo Anciães, coordenador do Ministério Público do Trabalho em Macapá, o MPT na Escola envolve a capacitação dos profissionais de educação para a discussão em sala de aula sobre a importância da erradicação do trabalho infantil em território brasileiro.

“Para as capacitações são utilizados mecanismos lúdicos para que se possa conversar com as crianças sobre um tema, que é grave e pesado, de uma forma mais leve, que estimule a criatividades delas, na produção de mensagens contra o trabalho infantil, por meio da escrita, do desenho e da música”, destacou o procurador.

A estudante Eloah Menezes, de 9 anos, estudante do 4° ano da Escola Municipal Quilombola Joanna Santos, estava feliz pela oportunidade de apresentar o ladrão de Marabaixo “O Quilombo contra o Trabalho Infantil”, que ela e seus colegas escreveram durante o projeto.

“Com esse ladrão de Marabaixo, eu digo Não ao Trabalho Infantil”, disse a menina, convicta.

Heitor Miguel, de 11 anos, estudante do 4° ano da Escola Municipal Lúcia Neves Deniur se inspirou em cenas de crianças ribeirinhas trabalhando no rio Amazonas, para criar seu desenho, dizendo Não ao Trabalho Infantil.

A programação contou com apresentação musical da professora Edilma Carvalho (EMEF Gerson Trindade), exposição das atividades desenvolvidas em sala de aula, dança, entrega de certificados e premiação aos alunos e professores.

O projeto ‘MPT na Escola’ é uma realização do Ministério Público do Trabalho, com apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), de Assistência Social (SEAS) e Conselho Tutelar.

Para o secretário municipal de Educação Madson Millor “o projeto é uma importante ferramenta para a erradicação do trabalho infantil e de resgate da infância de crianças que vivem essa realidade”, afirma o gestor.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação