Skip to content

Merenda escolar é acompanhada por nutricionistas da Prefeitura de Macapá

Visita aconteceu no Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Acompanhamento aconteceu no Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe | Foto: Bruna Pinheiro/PMM

Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Macapá realizou o acompanhamento mensal da merenda escolar no Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe. A ação ressalta a importância da alimentação saudável no desenvolvimento das crianças. 

A medida é executada mensalmente pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Departamento de Segurança e Gestão Alimentar (DSGA) nas unidades escolares do município.

No último 21 de outubro foi o Dia Nacional da Alimentação na Escola. A data foi escolhida para destacar a importância de ações de educação alimentar e nutricional para os estudantes.

A refeição servida aos alunos, neste dia, foi a feijoada. Prato conhecido da gastronomia brasileira, porém, sem os temperos e iguarias típicas do prato, como explica a nutricionista da DSGA, Susy Barros.

“A feijoada tradicional, é feita com miúdos de porco, onde pode se acrescentar a linguiça calabresa e outros produtos embutidos. Na alimentação escolar municipal, não utilizamos esses alimentos, porque fogem às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Então substituímos parte desses produtos pelo charque, hortaliças e legumes”, disse a nutricionista.

Susy ainda destacou, que é incluída na merenda escolar, frutas, verduras e legumes, provenientes da agricultura familiar, além de outros alimentos que compõe o cardápio.

Esta é uma forma de incentivar economicamente os produtores locais. Além de incluir alimentos, que fazem parte da cultura regional, como o açaí e o peixe, e assim alcançar uma maior adesão por parte dos alunos.

As alunas Alice Manuela Lopes, de 4 anos, e a Maria Alice Dias, de 5 anos, comeram toda a comida do prato para mostrar que amaram a refeição servida pela escola.

Neize Cunha, diretora do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, ressaltou a importância dos pais se atentarem a uma alimentação saudável para seus filhos.

“Apesar da escola promover uma educação alimentar saudável e orientar as famílias em relação a isso, muitos pais mandam na lancheira de seus filhos, alimentos ultraprocessados, como biscoito recheados, salgadinhos, achocolatados de caixinhas, entre outros. Esses são produtos que fazem muito mal às crianças”, enfatizou a diretora.

Uma alimentação balanceada fornece energia para as atividades escolares e pode ajudar a combater a obesidade infantil.

Sobre o cardápio

O cardápio servido nas escolas do município é desenvolvido por uma equipe de nutricionistas do Departamento de Segurança e Gestão Alimentar (DSGA), da SEMED, seguindo o que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), iniciativa que oferece refeições e ações de educação alimentar e nutricional para os alunos.

O PNAE é um eixo fundamental para a garantida da Segurança Alimentar e Nutricional no país, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis.

| Fotos: Bruna Pinheiro /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação