| Foto: Jesiel Braga /PMM
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está desenvolvendo o projeto ALFA+, em 18 escolas municipais, que atendem alunos do 2º ano do ensino fundamental. Inicialmente, cerca de 300 alunos serão alcançados pelo projeto de alfabetização.
A iniciativa busca potencializar práticas alfabetizadoras, junto aos estudantes, com foco na matriz de referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá – SISPAEAP, de Língua Portuguesa, nos níveis de leitura: Silábico e Palavras (níveis de transição) e matemática.
Nesta quarta-feira (9), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Esforço Popular, localizada na Zona Sul de Macapá, recebeu o projeto pela segunda semana consecutiva.
No canto direito, de vestido preto, a professora Soraia Barbosa, junto das professoras, Hadasse Brelaz e Arcimone Trindade | Foto: Jesiel Braga /PMM
A professora Soraia Barbosa, técnica da SEMED, é uma das responsáveis pela execução do projeto. Ela ressaltou que a intenção é que os estudantes participem das práticas pedagógicas e recebam reforço de alfabetização nas áreas foco do projeto. A professora ainda destacou que toda a rotina didática apresentada em sala de aula está fundamentada no Programa Educa Macapá.
“O projeto veio para potencializar as práticas de aprendizagem já existentes nas unidades de ensino do município”, disse a professora.
Os alunos Alecssandro Davi, 7 anos, e Ana Paula, 8 anos, ambos estudantes do 2º ano, da escola Esforço Popular, participaram das aulas de reforço e estavam felizes pelas conquistas.
Estudante Alecssandro Davi | Foto Jesiel Braga /PMM
Estudante Ana Paula | Foto: Jesiel Braga /PMM
“Hoje eu li um texto e escrevi palavras” disse Alecssandro, sorridente. Por sua vez, Ana Paula conseguiu ler, escrever e separar as sílabas das palavras solicitadas pela professora. “Eu escrevi a palavra Sino”, disse a menina, bastante empolgada.
As aulas são realizadas por técnicos da SEMED, no período de 15 dias de projeto, dentro das escolas, com atendimento de 5 alunos por turma, nos turnos da manhã e tarde.
Confira mais fotos: