Skip to content

Prefeitura inaugura o primeiro Aquário Municipal

Espaço tem 139 metros quadrados. A obra é oriunda de investimento do Programa Calha Norte, por meio de emenda federal do senador Lucas Barreto, mais contrapartida do Tesouro Municipal

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Espaço receberá peixes nativos da região amazônica | Foto: Secom/PMM

Nesta quinta-feira (4), ocorreu a 13ª inauguração da Maratona de Entregas: o primeiro Aquário Municipal para visitação, incentivo às pesquisas e educação ambiental, localizado na Fundação Bioparque da Amazônia – Arinaldo Gomes Barreto.

No espaço, habitarão várias espécies de peixes típicos das águas amazônicas, como Tambaqui, Pirapitinga e Pirarucu. O aquário conta com casa de bombas para suporte, coordenação dos sistemas individuais de tratamento e bombeamento de água, bem como um deck para garantir acessibilidade ao redor da estrutura.

Para o chefe do Executivo de Macapá, Dr. Furlan, o aquário será uma ferramenta fundamental para as crianças conhecerem os peixes nativos da região. “Pela primeira vez, Macapá tem um local para contemplação da vida marinha. É uma área para que as crianças conheçam os animais. O Bioparque não é apenas visitação. É ciência, que contribui para todos aprenderem sobre a importância do meio ambiente”.

Karina Brito, acompanhada da filha, conheceu o lugar. “Marcamos presença na inauguração para visitar essa atração turística”, comentou.

Os peixes estão em quarentena, como forma de segurança, até o momento em que se adaptarão para a transferência do novo local.

“Estamos muito animadas para a chegada dos peixes no Aquário. Quando estiverem aqui, vamos visitá-los”, disse Aleika Coelho e Pietra Lopes.

De acordo com o diretor-presidente do Bioparque da Amazônia, Carlos Alvarenga, “o novo lugar vai atrair muitos visitantes. Esse é mais um passo importante para trabalhar a educação ambiental”, disse.

A obra é oriunda de investimento do Programa Calha Norte, por meio de emenda federal do senador Lucas Barreto, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

Espaço tem 139 metros quadrados | Foto: Merlin Pires/PMM

Funcionamento do Bioparque da Amazônia

De quarta a domingo, de 9h às 17h. Taxa de entrada é R$ 10. Meia entrada vale R$ 5. Para crianças de 0 a 5 anos, pessoas com deficiência e idosos, a entrada é gratuita. 

O passeio apresenta noções de educação ambiental. Atende o público adulto e infantil de escolas, universidades, grupos integrantes de igrejas, Organizações Não Governamentais, Centros de Assistência e projetos sociais.

| Fotos: Merlin Pires/PMM e Bruna Pinheiro/PMM

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Verificado
Assessora de Comunicação
276 matérias publicadas

Assessora da Prefeitura de Macapá, atuando nas pastas do Bioparque, Secretaria da Mulher e Secretaria de Esporte, também realizo roteiros para as mídias sociais.

Mais publicações de Andreia Loreana Tavares de Jesus Verificado

Assessora de Comunicação