Dados da Empresa de Inteligência de Dados (InLoco) mostram que o percentual de isolamento social em Macapá se manteve em 44,4%, nesta terça-feira, 16, quando ocorreu a retomada da 1ª etapa gradual das atividades econômicas na capital amapaense. A Prefeitura de Macapá tem reforçado a importância do isolamento social e as medidas de segurança ao sair de casa, caso seja necessário.
A expectativa é que os percentuais do isolamento sejam maiores e que a população siga respeitando as normas. “Estamos reforçando sempre a todos que o momento ainda inspira cuidados e é preciso que as pessoas se cuidem e cuidem de quem está ao seu redor. Não estamos falando de números, estamos falando de vidas”, frisou o secretário de Planejamento de Macapá, Paulo Mendes.
A Central de Inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar locais onde a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas.
“O uso de máscaras, cuidados com a higienização e o distanciamento social continuam sendo importantes para evitar a contaminação”, concluiu Paulo Mendes.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Mônica Silva
Assessora de comunicação