Skip to content

Atividades sensoriais fazem parte da programação do Dia do Orgulho Autista na Creche Municipal Tio Soró

Creche atende 220 crianças, e 24 delas, apresentam laudo para TEA

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Pintura em isopor foi uma das atividades das crianças | Foto: Arthur Alves /PMM

O autismo não é uma doença, mas uma condição neurológica. E o Dia do Orgulho Autista, criado em 18 de junho de 2005, pela organização americana Aspies for Freedom, vem como uma data de celebração e luta por respeito aos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e à neurodiversidade.

Neste contexto, a Creche Municipal Tio Soró, localizada na Fazendinha, Zona Sul de Macapá, realizou hoje (18), nos períodos da manhã e tarde,  atividades sensoriais com as crianças, como pintura em papel, plástico bolha e isopor, além de cuidados com a horta.

A professora Mackelle Araújo, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), enfatizou os objetivos das atividades sensoriais com os alunos. “Nossa intenção com essas atividades é despertar ainda mais os sentidos das crianças, em relação ao tato, percepção, motricidade, criatividade e socialização com outras crianças”, disse a professora.

Segundo a coordenadora pedagógica, Joice Facundes, a creche atende 220 crianças, e 24 delas, apresentam laudo para TEA. “Os profissionais da nossa instituição são preparados, no sentido de entender a condição da criança com autismo, de forma a inclui-las em todas as atividades de sala de aula. Em ações como essa, é perceptível como as crianças se sentem à vontade para socializarem”, destacou a coordenadora.

O secretário municipal de Educação, em exercício, Marcelo Oliveira, falou da importância de se comemorar a data. “É uma data para se refletir sobre os direitos das pessoas com TEA. E é nosso papel como gestor, acompanhar todas as ações das escolas neste sentido, além de apoiar projetos de inclusão e desenvolvimento educacional de todos os alunos da rede municipal”, completou, o secretário em exercício.

 Sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista

A data foi celebrada inicialmente no ano de 2005, pela organização americana, Aspies for Freedom. (Aspie é uma forma como muitos autistas se denominam, e é uma nomenclatura derivada de “Asperger”, da Síndrome de Asperger). O objetivo da proposta era fortalecer o movimento da neurodiversidade e esclarecer a sociedade que o autismo não é uma doença e sim uma condição. Foi criado para fins de desmistificar o autismo e conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação