Skip to content

Jardim de Memórias: Prefeitura entrega requalificação do Cemitério São Francisco de Assis

Serviços realizados no cemitério incluíram: edificação do muro, implantação de grades, pavimentação asfáltica, paisagismo, reforma nas áreas administrativas, construção do Cruzeiro e da capela, calçamento entre os túmulos e iluminação em LED

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Prefeitura de Macapá entrega requalificação completa do Cemitério São Francisco de Assis | Foto: Wellington Barros/PMM

Neste sábado (11), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou a requalificação completa do Cemitério São Francisco de Assis, na Zona Norte.

A obra faz parte do Programa Jardim de Memórias, que garante às famílias um ambiente seguro e acolhedor para que tenham momentos de paz e oração, lembrando-se das pessoas amadas.

“O cemitério foi completamente urbanizado para garantir um local agradável para todos que vêm visitar seus entes queridos. Além disso, a implantação de grades tornou o espaço mais visível e seguro”, relatou Dr. Furlan, prefeito de Macapá.

O chefe do Executivo Municipal ressaltou que esta entrega faz parte da segunda obra realizada pelo Programa Jardim de Memórias. Ele também enfatizou que, anteriormente, não havia muros, apenas tapumes, no Cemitério São Francisco de Assis.

O novo conceito de cemitérios em Macapá busca resgatar a dignidade e garantir um ambiente seguro e acolhedor. A obra representa muito mais do que a renovação do espaço. É o reconhecimento da memória e do legado de cada pessoa enterrada no cemitério São Francisco de Assis.

Jailma Rodrigues, operadora de computadores, veio visitar o túmulo da mãe. Ela contou que a reconstrução trouxe mais conforto, dignidade e segurança.

“O cemitério está organizado. Esse calçamento entre os túmulos facilita o acesso para os visitantes. Antes, eu tinha dificuldade para encontrar o túmulo da minha mãe; porém, com essa nova organização, consigo enxergar de longe o local da sepultura dela”, explicou.

Antônio da Conceição, representando os moradores da Zona Norte, agradeceu à Prefeitura de Macapá por esta obra que trará mais dignidade e conforto para os frequentadores do local.

“Durante muitos anos, ninguém fez nada em nossos cemitérios. Finalmente, hoje temos a entrega de um trabalho de qualidade”, comentou.

Antônio da Conceição, representando os moradores da Zona Norte | Foto: Wellington Barros/PMM

A requalificação recebeu investimento de emenda parlamentar do deputado federal Acácio Favacho, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

“A população amapaense, ao visitar os cemitérios, precisa ter segurança e acessibilidade até chegar aos túmulos dos familiares. Por isso, foram realizados serviços para garantir um espaço mais acolhedor e adequado, visando proporcionar conforto durante esses momentos de recordação”, explicou o deputado federal Acácio Favacho.

Os serviços realizados no cemitério incluíram: edificação do muro, implantação de grades, pavimentação asfáltica, paisagismo, reforma nas áreas administrativas, construção do Cruzeiro e da capela, calçamento entre os túmulos e iluminação em LED.

O Programa Jardim de Memórias conta com um investimento de R$ 6.299.960,10 (seis milhões, duzentos e noventa e nove mil, novecentos e sessenta reais e dez centavos) para os Cemitérios São Francisco e São José.

Os trabalhos foram realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

Confira mais fotos

ernando tavares

ernando tavares

Verificado
Assessor de Comunicação
291 matérias publicadas 96 99169-7289

Fernando Pantoja Tavares é jornalista amapaense formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cresci rodeado pela riqueza cultural do nosso estado e, ao escolher o jornalismo como profissão, me tornei um pesquisador social da capital, Macapá. Por meio das reportagens e coberturas que realizo, busco entender e retratar a realidade da nossa gente. Tenho experiência em redação e reportagem, com atuação em texto e audiovisual na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística. Fui editor-chefe e produtor do Almanaque, portal de notícias voltado à cultura e à informação, onde desenvolvi conteúdos que valorizam a produção artística e o pensamento crítico na Amazônia.

Mais publicações de ernando tavares Verificado

Assessor de Comunicação