Skip to content

Secretaria de Saúde de Macapá inicia grupos para tratamento de tabagismo nas UBS’s Rubim e São Pedro

Por -

Começou na manhã desta quinta-feira, 12, dois grupos de tratamento de tabagismo nas unidades Rubim Aronovitch e São Pedro. Os grupos, que têm em média 16 participantes, serão acompanhados por um período de um ano por uma equipe multiprofissional de médico, psicólogo, enfermeiros, técnico de enfermagem, nutricionista e odontólogo, que farão sessões programadas, que incluem abordagem em grupo e individual. A finalidade é oferecer orientação, tratamento, acompanhamento e apoio aos fumantes que decidem parar de fumar.

 

O tabagismo está associado a diversas doenças que causam muitos danos que a agente comunitária de saúde Nilza Cordeiro conhece bem. Ela é ex-fumante, participou do grupo da unidade São Pedro e hoje, durante a primeira reunião do novo grupo, deu seu depoimento e incentivou os participantes a não desistir do tratamento. “Essa é uma escolha que fazemos por nós mesmos, pela nossa saúde e bem-estar. No começo não é fácil, não foi fácil para mim ir até o final, mas, com o incentivo do grupo, eu não desisti e hoje digo com orgulho que eu venci o vício do tabaco”.

 

No início do tratamento, os pacientes são avaliados de acordo com o grau de dependência, que vai de baixo, elevado e muito elevado, a partir da quantidade de cigarros consumida por dia. A partir dessa triagem, são administrados os medicamentos que auxiliam no tratamento, como os adesivos transdérmicos de nicotina, gomas e antidepressivos. “A medicação só é administrada em pessoas que têm o grau elevado e muito elevado, que é o caso de quem fuma mais de nove cigarros por dia. O tratamento só é medicamentoso por meio de avaliação do profissional de saúde juntamente com o usuário”, explica a coordenadora do Programa de Tabagismo, Kize Anne Andrade.

 

Neste primeiro semestre, somente esses dois grupos serão formados. A partir de agosto, inscrições serão abertas para o início de novos grupos nas demais unidades de saúde.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Saúde