A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá iniciou na noite de segunda-feira, 9, a implantação de lacres e o aferimento do tacógrafo em coletivos da capital. O serviço iniciou pela garagem de uma empresa que fica no bairro Novo Horizonte e tem como objetivo fazer a contagem dos passageiros nos ônibus. Na primeira noite, foram instalados lacres em 28 ônibus.
De acordo com o chefe da Fiscalização de Transporte da Companhia, Augusto Reis, o lacre é uma forma de controlar os dados operacionais de passageiros. “Este momento é de colocarmos o lacre, averiguarmos o tacógrafo para fiscalizarmos o número de passageiros e termos base na arrecadação da empresa”.
Outro alvo da operação são os tacógrafos, a “caixa-preta” dos ônibus. Eles que têm a função de registrar informações importantes referentes às viagens executadas e são de uso obrigatório, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A operação segue para a garagem das demais empresas de ônibus da capital. A fiscalização é coordenada pela Companhia de Trânsito em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e Polícia Militar do Amapá. A multa para o coletivo que estiver rodando sem o lacre é de R$ 897,00.
Cássia Lima
Assessora de comunicação/Trânsito
Fotos: Max Renê