Skip to content

Mais de 300 toneladas de entulho são removidas de lixeira viciada no bairro Infraero

Por -

Máquinas e caminhões começaram a retirar na manhã desta sexta-feira, 6, entulho depositado irregularmente em uma área pertencente à União, no bairro Infraero. A lixeira viciada fica na Rua Maria Neuza do Carmo com a Avenida José Pereira Cardoso, e tem sido alvo frequente de descarte irregular de entulho e até de lixo domiciliar.

“Esta é a terceira vez que limpamos o local. Apesar disso, a população continua despejando lixo. Esperamos que daqui para frente a área permaneça limpa”, disse Carlos Gonçalves, coordenador-geral de Limpeza Urbana da Secretaria de Zeladoria Urbana de Macapá. As lixeiras viciadas incomodam pelo mau cheiro e por atrair insetos e ratos, além de causar transtornos neste período de chuva, quando os resíduos são levados pelas águas para dentro de bueiros.

 

Morador da rua há mais de 20 anos, Tiago Rodrigues relata que, a partir de agora, ficará de olho para que ninguém mais jogue lixo no local. “O descarte irregular de lixo e entulho leva prejuízo à saúde das pessoas, principalmente para quem mora perto de áreas afetadas. Por baixo destes materiais, podem ser encontrados animais peçonhentos que transmitem doenças, além da dengue”, reforçou o morador.

 

O secretário de Zeladoria Urbana, Claudiomar Rosa, esteve na área acompanhando os trabalhos de limpeza e também conversou com alguns moradores. “As equipes de fiscalização estão diariamente verificando e identificando esses pontos, buscando orientar a população quanto ao descarte correto desse material, além de identificar os responsáveis pelo despejo irregular, para que sejam responsabilizados dentro do que rege os artigos da Lei Complementar 054/08, que prevê notificação e multa”, reforçou.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o número 99970 1078. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

 

Mônica Silva

Assessora de comunicação/Zeladoria Urbana