Com o enredo “Teu ‘Faz me rir’ traz ou não felicidade?”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha quebra um jejum de 20 anos é a campeã do Grupo de Acesso, com 268 pontos. A última vez que Emissários conquistou um título foi em 2000. A escola levou para a Passarela no Meio do Mundo (Rua Victa Mota Dias) uma crítica social sobre a influência ou não do dinheiro na vida das pessoas.
“Esse é o resultado de um trabalho da nossa diretoria, com o apoio da comunidade, contrariando várias expectativas negativas. Conseguimos demonstrar um bom carnaval na avenida e está sendo coroado com a vitória”, destacou a presidente da escola, Eliana Moura.
Pelo Grupo Especial a vencedora foi a Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada, com 269,4. O “Piratão” foi campeão em 2015, último desfile no sambódromo. A agremiação levou este ano para a Passarela no Meio do Mundo o enredo “Viagem à Terra do Nunca”, tema lúdico, passando a mensagem de um sonho de criança para viver em um mundo melhor com justiça e sem preconceito, e conquistou o bicampeonato do carnaval amapaense.
“Piratas da Batucada dedica esse título ao Dr. Gilson Rocha. Quando ele estava doente, eu o visitei e o mesmo me disse que essa seria a minha missão, trazer mais um título para a escola; e ao Manoel Torres, que fez parte da nossa diretoria. Isso é fruto de um trabalho e, ao mesmo tempo, uma prestação de contas do dinheiro que os brincantes investem, comprando os produtos da agremiação, e do poder público, por meio da Prefeitura de Macapá, na pessoa do prefeito Clécio e do senador da Davi Alcolumbre. Ou seja, cada centavo investido chega à escola”, destacou o presidente da agremiação, Marcelo Zona Sul.
Curiosidades
As duas agremiações carnavalescas campeãs são representantes do bairro Trem, zona sul da capital. A última vez que elas ganharam no mesmo ano, nos respectivos grupos, foi em 2000. A Rua Victa Mota Dias, onde os desfiles aconteceram, entra para a história como a retomada do carnaval em Macapá. Este ano, a primeira colocada do Grupo de Acesso ascenderá ao Grupo Especial. Porém, não haverá rebaixamento. Para o carnaval de 2021 as regras mudam. Haverá, portanto, sete escolas no Especial e três no Acesso, sendo que uma agremiação do Grupo de Acesso subirá e duas do Especial serão rebaixadas.
Resultado oficial do Grupo Especial:
1° – Piratas da Batucada – 269,4 pontos – Campeã
2°- Maracatu da Favela – 268,4
3°- Piratas Estilizados – 268,2
4°- Boêmios do Laguinho – 268,1
5°- Unidos do Buritizal – 267,8
6°- Solidariedade – 265
Resultado Grupo de Acesso:
1° Emissários da Cegonha – 268 pontos – Campeã
2° Império da Zona Norte – 267
3° Império do Povo – 267 (perdeu posição no quesito desempate)
4° Embaixada de Samba Cidade de Macapá – 265
A pontuação da Império da Zona Norte foi maior no quesito samba de enredo.
Premiação
As primeiras colocadas, tanto do Grupo de Acesso quanto do Especial, receberão R$ 4 mil e R$ 8 mil, respectivamente, mais troféus. As classificadas em segundo e terceiro lugar receberão troféu.
Cliver Campos
Assessor de comunicação/PMM
Fotos: Arquivo PMM