Skip to content

Prefeitura realiza oficina de massagem relaxante para mulheres de baixa renda em Macapá

Capacitação faz parte das ações da gestão municipal em homenagem ao mês da mulher e aconteceu no bairro Marabaixo

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cerca de 15 mulheres aprenderam técnicas básicas de massagem | Foto: Arthur Alves/PMM

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao mês da mulher, a Prefeitura de Macapá, em parceria com o Centro de Ensino Madre Tereza, realizou nesta quinta-feira (7) uma oficina de capacitação em massagem relaxante para mulheres de baixa renda atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Igualdade, localizado no bairro Marabaixo 3.
 
O objetivo da iniciativa é oferecer uma oportunidade de geração de renda para as mulheres que enfrentam dificuldades financeiras e sociais, além de promover o bem-estar físico e mental delas. A oficina contou com a participação de cerca de 15 mulheres, que aprenderam as técnicas básicas de massagem, os benefícios da terapia, os cuidados com a higiene e a ética profissional.

Moradora do bairro KM 9, Rafaela Quadros, disse que a oficina foi uma oportunidade de se qualificar e de se valorizar.

“Eu achei muito bom, porque eu aprendi uma coisa nova, que eu posso usar para me relaxar e para ajudar outras pessoas. Eu também achei importante porque me senti mais confiante e mais capaz de fazer algo por mim mesma. Eu quero continuar me aperfeiçoando e quem sabe até trabalhar com isso”, declarou.

Durante a oficina, os alunos aprenderam técnicas básicas de massagem, desde os benefícios para saúde física e mental até os tipos de óleos e aromas utilizados. Além disso, também foi ensinado como preparar o ambiente para a massagem; como atender os clientes de forma profissional e ética.

Outra participante da ação foi Raimunda Alves, moradora do Bairro Marabaixo IV. Ela elogiou a iniciativa e disse que a massagem pode ser uma fonte de renda complementar para ela.

“Eu gostei muito da oficina, porque eu vi que a massagem é uma coisa simples, mas que faz muito bem. Atualmente estou desempregada, então eu acho que a massagem pode ser uma forma de ganhar um dinheiro extra, atendendo em casa ou indo à casa das clientes”, disse.

A próxima capacitação acontece nesta sexta-feira (8), com a oficina de assistente administrativo. Para participar, basta ir até o CRAS no horário do curso, das 8h às 12h. As vagas são exclusivas para as mulheres cadastradas no CRAS Igualdade.

A coordenadora do dispositivo, Simone Coelho, explicou que a oficina faz parte de um conjunto de ações desenvolvidos para as mulheres de baixa renda, da sua área de abrangência, no mês de março, para fortalecer o empoderamento feminino e a autonomia das mulheres.

“Nós queremos que elas se reconheçam como sujeitos de direitos, que tenham acesso à informação, à educação, à saúde, à cultura e ao trabalho. Por isso, nós oferecemos diversos serviços e atividades, como orientação social, acompanhamento familiar, grupos de convivência, cursos profissionalizantes, oficinas de artesanato, palestras, rodas de conversa, entre outros”, afirmou.

Wellington Barros

Wellington Barros

Verificado
Assessor de Comunicação
313 matérias publicadas

Wellington Diego Barros Paulino é jornalista em formação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ingressou na Prefeitura Municipal de Macapá como estagiário em 2021. Atualmente, atua como assessor de comunicação, sendo responsável pela SEMHOU, SEMTRADI e GCMM. Além da experiência na Prefeitura de Macapá, Wellington também atuou em projetos da UNIFAP, como social media no Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) e como produtor de conteúdo para a Agência Experimental de Comunicação (AGCOM).

Mais publicações de Wellington Barros Verificado

Assessor de Comunicação