Skip to content

Jornada Pedagógica 2024 aborda estratégias de incentivo ao empreendedorismo na Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino

Palestra direcionada aos professores da EJA apresentou possibilidades para criação de projetos que estimulem os estudantes a empreenderem

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Merlin Pires /PMM

Em continuidade à programação da Jornada Pedagógica 2024 com a temática “Inclusão e Equidade, compartilhando saberes em contextos educacionais macapaenses”, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (29), uma das etapas do terceiro momento do circuito de capacitações e palestras voltado aos profissionais da educação do município.  O evento aconteceu no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Este momento da Jornada é direcionado aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e trouxe a palestra “Empoderamento Econômico através da Educação: A importância da EJA no Estímulo ao Empreendedorismo”, com a Profa. Ma. Inajara Viana.

Para Inajara Viana, que também é professora na Unifap, os temas apresentados na palestra tratam do sujeito que compõe a EJA, que são os estudantes. “Neste contexto, queremos conhecer o perfil desse aluno, como está a sua vida fora e dentro da escola e tentar juntar a realidade dele, de forma que consigamos engajá-lo nos projetos que serão desenvolvidos no ambiente de ensino”, explicou.

Geovana Ferreira, professora de projetos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Neusona, falou da importância de trazer o tema empreendedorismo para a Jornada. “Esta é uma oportunidade a mais para adquirirmos novos conhecimentos e levarmos aos nossos alunos, porque trabalhamos com eles em sala de aula essa parte financeira e econômica. São novas metodologias que estamos vivenciando e que vamos pôr em prática durante o ano letivo, cujos resultados serão expostos na Feira de Empreendedorismo da EJA, em novembro”, complementou.

Monick França, secretária municipal de Educação, destacou a relevância dos temas abordados. “A Inclusão e a Equidade são as grandes temáticas abordadas em todos os momentos da Jornada, considerando a pluralidade que nós temos de alunos, as diversas formas de aprendizagens que eles possuem, porque a gente precisa garantir a educação como um direito de todos, mas também considerar as diferenças na forma de aprender de cada aluno, por isso é tão importante que esses temas sejam discutidos e praticados”, ressaltou a secretária.

 

Segundo a chefe da EJA, Fabiana Feleol, 15 escolas municipais oferecem a modalidade de ensino para jovens e adultos, da 1ª à 4ª fase, e aproximadamente 100 professores dessa modalidade participaram do evento. “O evento de hoje é um espaço para se dialogar o contexto de inclusão, não apenas de pessoas com deficiência, mas também de práticas inclusivas à conjuntura social e econômica desses estudantes da EJA”, esclareceu Fabiana.

A programação da Jornada foi dividida em quatro momentos, distribuídos em datas alternadas do mês de fevereiro e início de março, com intuito de atender os profissionais, de forma mais organizada, de acordo com suas áreas de atuação.

| Fotos: Merlin Pires /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação