
Profissionais das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde de Macapá participaram de uma capacitação sobre o novo sistema de lançamento da vacinação, no Programa E-Sus/Atenção Básica, do Governo Federal. A partir desse mês, passa a ser obrigatória a apresentação do Cartão do SUS para se vacinar, além do cartão de vacinação. A implantação do novo sistema nas salas de vacina proporcionará melhoria nos registros de imunização e também no acompanhamento por parte das equipes de saúde do histórico de vacinação dos cidadãos.
Os servidores poderão registrar vacinas aplicadas, imunoglobulinas e soros em apenas um sistema. Para a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, o novo sistema ajudará no planejamento das ações, já que será possível monitorar campanhas e coberturas vacinais. “Conhecer os locais que não alcançam as metas é importante para intensificar as campanhas, saber onde elas devem ser focadas com maior intensidade e frequência”, reforça.
A alimentação dessas informações será feita por todas as salas de vacinas do município, que precisam manter a regularidade na digitação e transmissão dos dados para base nacional. Por isso, é importante que o usuário seja identificado corretamente, por meio do número do cartão do SUS. Assim, o usuário terá conhecimento do histórico de vacinas e, em caso de perda da Caderneta de Vacinação, será possível recuperar informações para evitar a revacinação.
“Para nós, enquanto profissionais, é um ganho, pois teremos esse controle mais fidedigno e que permite o resgate de vacinas de pacientes em qualquer estado do país”, comenta a técnica de enfermagem Maria Luiza Gomes. Os usuários que ainda não fizeram o cartão do SUS ou precisam de uma 2ª via devem se dirigir à unidade do Super Fácil mais próxima, levando a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço e CPF.
A Secretaria Municipal de Saúde garantirá atendimento às pessoas que estão nessa situação, mas orienta que, a partir de janeiro de 2020, somente com o cartão o procedimento poderá ser realizado.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa