Skip to content

Escola municipal de Macapá promove projeto solidário para presentear mais de 800 estudantes no Natal

Projeto Natal Solidário acontece há 5 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maestro Miguel. Além de ganhar presentes, as crianças aprimoram a escrita e a criatividade, ajudando a produzir a decoração natalina

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Mary Paes /PMM

Fim do ano está chegando e com ele vem as festividades natalinas. Pensando na problemática de que, nem todos os pais terão recursos financeiros para presentearem seus filhos, há 5 anos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maestro Miguel, localizada na Zona Norte de Macapá, vem desenvolvendo o projeto Natal Solidário. A iniciativa tem, entre outros objetivos, fortalecer a escrita dos alunos a partir da produção de cartinhas direcionadas ao Papai Noel. Participam desta edição do projeto, 888 estudantes, do 1º ao 5º ano, das 34 turmas da unidade escolar.

Para Andréia dos Santos, diretora da Emef Maestro Miguel, o projeto, além de instigar o cognitivo dos estudantes, motiva as crianças a sonharem e realizarem esses sonhos colocados no papel. “O projeto incentiva a criança a ter esperanças, que é um dos motivos que move o ser humano. E quando ela recebe o presente que pediu na cartinha, é uma felicidade indescritível”, ressaltou a diretora.

Andreia ainda destacou a importância do projeto nas comemorações das festas natalinas, unindo a comunidade escolar, famílias e parceiros nesta corrente de solidariedade.

O estudante Carlos Eduardo, de 9 anos, contou que mora com a mãe e mais 4 irmãos, e por isso pensa, que sua mãe não poderia dar presentes para todos eles no natal, então fez o seu pedido ao Papai Noel da Escola.

“Pedi duas coisas na minha cartinha, mas se eu ganhar apenas uma das coisas, eu já fico feliz! Pedi um livro de colorir com aquarela e uma amoeba verde, de preferência”, disse o menino, empolgado.

Rosiane Moreira, dona de casa, de 43 anos, veio até a escola para adotar as cartinhas escritas pelo filho e pela neta e aproveitou para adotar mais duas cartas de outras crianças. “Acho importante esse projeto da escola, porque é uma oportunidade de realização dos sonhos das crianças, cuja família não tem recursos para comprar presentes. E pra gente que adota, também é uma alegria poder ajudar e ver o quanto elas ficam felizes”, disse a dona de casa.

O coordenador do projeto, professor Benedito Santana, falou da confecção da árvore de natal, toda feita com material reciclável, principalmente garrafas pets, que iriam para o lixo. O professor é artesão e trouxe a sua veia artística para o ambiente escolar, inspirando e motivando os alunos.

“Cada turma ficou responsável pela produção de um símbolo, o enfeite da árvore de natal. Atrás de cada enfeite foi colocada a cartinha da criança. As cartas foram escritas pelos próprios alunos com o objetivo de incentivar a escrita e estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais”, disse o professor.

Os pedidos mais comuns das crianças são brinquedos, material escolar, roupas e calçados.

Os padrinhos podem adotar quantas cartas quiserem, basta escolher. As cartinhas ficam guardadas atrás dos enfeites natalinos (símbolos natalinos) que ficam penduradas nas árvores de natal, na entrada da escola.

Aqueles que adotarem as cartinhas, devem deixar os presentes na escola até o dia 15 de dezembro, turnos da manhã e tarde.

A entrega às crianças ocorrerá em sala de aula, no dia 20 de dezembro, pelo Papai Noel.

Endereço da Escola: R. Quintino Justo de Almeida, 120 – Perpétuo Socorro, Macapá/AP

Confira mais fotos

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação