A equipe técnica da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) fez o levantamento e identificação das sepulturas que foram alvo de vandalismo, com a finalidade de facilitar o controle e ter a exatidão das ocorrências. O objetivo desses registros é ter um número exato dos túmulos que foram violados.
“Noventa por cento das reclamações que chegam acontecem em datas comemorativas como Dia das Mães, dos Pais e Finados, justamente quando os familiares visitam o cemitério. O que nós estimamos é que essas ações de vandalismo acontecem fora desses períodos”, ressaltou a chefe de Gabinete da Semur, Luana Santos.
O Departamento de Administração de Logradouros e Cemitérios (Dalc) do município funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e das 16h às 18h, na Av. Maria Quitéria, nº 317. A população pode denunciar qualquer prática de violação de túmulos ou roubos pelo 190 ou Disk Denúncia: 99970-1078.
Veja outras medidas que já foram adotadas:
– Equipes com 4 guardas municipais durante o dia e noite;
– Melhorar a iluminação interna;
– Monitoramento com câmeras nos cemitérios São José e Nossa Senhora da Conceição;
– Reunião com os trabalhadores autônomos que atuam dentro dos cemitérios com serviços de pintura e reparos nas sepulturas.
Cliver Campos
Assessor de comunicação/Semur
Fotos: Jhenni Quaresma