Skip to content

Professores da rede municipal recebem capacitação em educação especial através de parceria com instituição americana

Formação acontece de 22 a 26 de agosto para professores, gestores escolares e familiares, para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Jesiel Braga /PMM

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Educação Especial (DEE), realizou nesta terça-feira (22), no auditório do Senac, o primeiro dia da formação continuada e consultoria, ministrada por representantes da “Perkins School for the Blind” e direcionada a 175 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)  da rede de ensino do município.

A formação integra o projeto “Programas modelo”, da instituição Perkins e visa o desenvolvimento dos profissionais em práticas pedagógicas que favoreçam o avanço e aprendizagem dos alunos atípicos, objetivando a inclusão efetiva e responsável desses estudantes a uma educação de qualidade.

A formação acontece de 22 a 26 de agosto para professores, gestores escolares e familiares, para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do AEE. Esta capacitação é direcionada às equipes escolares e familiares dos alunos do AEE das escolas Esforço Popular, Raimunda de Lima Guedes e Creche Tia Chiquinha. A intenção da secretaria é estender essa capacitação a um número maior de escolas.

De acordo com Ana Lucia Rago, representante da Perkins School no Brasil, a instituição trabalha com crianças e jovens com deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira e esta formação traz o compartilhamento desse conhecimento adquirido ao longo dos anos, com os profissionais da educação especial do município de Macapá.

“A finalidade da formação é contribuir com as equipes de educação especial, com novas estratégias e práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem e a inclusão efetiva dessas crianças nas atividades escolares, explorando o potencial de aprendizagem de cada uma delas”, explicou a representante da Perkins.

Para a secretária de educação de Macapá, Monick França, é importante a participação de grupos docentes que atuam com a educação especial, participarem de formações continuadas para se apossarem de novas ideias e práticas pedagógicas, com intuito de avançar na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

“A secretaria vem desenvolvendo, frequentemente, junto às suas equipes de educação, capacitações voltadas para a inclusão efetiva de crianças neuroatípicas e seus familiares nas atividades escolares, por entender que há necessidade de uma atualização constante de formações voltadas para a educação especial e esta parceria com a Perkins School vem somar com os nossos objetivos”, destacou a secretária.

A professora de educação especial, Joelma Suely, ressaltou a importância dessa apropriação de conhecimentos nessas formações, o que possibilita a ela, enquanto educadora, trabalhar com mais conhecimento e sensibilidade em relação às potencialidades de cada aluno, pois cada um deles, traz consigo, formas diferentes de assimilação do aprendizado e o professor precisa atentar para questões que possam passar despercebidas.  

Sobre a institução Perkins

A instituição americana Perkins School for the Blind, fundada em 1829, em Boston – Massachusetts, foi a primeira escola para cegos nos Estados Unidos, atuando hoje em diversos países. No Brasil, a Perkins vem desenvolvendo projetos visando melhorar a qualidade da educação e inclusão de crianças e jovens com deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira. O projeto é desenvolvido em três frentes de atuação: formação continuada para os educadores, consultorias para as equipes escolares e fortalecimento das famílias enquanto rede de apoio.

A formação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Educação Especial (DEE), em parceria com a Prefeitura de Macapá e a instituição Perkins School for the Blind.

Confira mais fotos

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação