Skip to content

Servidores da Semed recebem capacitação em primeiros socorros

Projeto iniciou nas escolas municipais de educação infantil, em 2022 e já capacitou 1500 profissionais, entre professores, gestores, agentes de portarias, entre outros servidores

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Capacitação tem o objetivo de qualificar os servidores em técnicas e manobras de desengasgo, dentre outras | Foto: Jesiel Braga /PMM

Nesta sexta-feira (4), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do projeto ‘Lucas Vive’ e Paratus Treinamentos, realizou capacitação de primeiros socorros a 40 servidores dos departamentos administrativos e pedagógicos da instituição, na  Emei O Pequeno Príncipe, centro de Macapá.

A capacitação tem o objetivo de qualificar os servidores em técnicas e manobras de desengasgo, Obstrução das Vias Áreas por Corpo Estranho (OVACE), parada respiratória, cardiorrespiratória, pequenas fraturas, lesões e técnicas de contenção de sangramento, dentre outras.

Para Thyago Pamphylio, chefe da Divisão Saúde do Educando, a ação  traz conhecimento sobre os procedimentos indicados, no caso de uma ocorrência, para manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra, até a chegada dos profissionais de saúde.

Firmo Leite, coordenador do projeto Lucas Vive, ressaltou a importância da capacitação para o conhecimento dos procedimentos corretos de primeiros socorros.

“Essa formação dentro do projeto ‘Lucas Vive’ visa o treinamento de profissionais da educação com os procedimentos de primeiros socorros que podem ser aplicados em situações de emergência, como engasgo, parada cardiorrespiratória, RCP, que é a ressuscitação cardiopulmonar, utilização do DEA, Desfibrilador Automático, entre outros treinamentos”, destacou o coordenador.

A  capacitação de primeiros socorros iniciou nas escolas de educação infantil do município de Macapá, em 2022 e continuou até junho de 2023, atendendo 1500 profissionais da educação.

De acordo com  Regiane Coutinho, chefe da divisão de educação infantil e coordenadora do projeto ‘Lucas Vive’, na Semed, o treinamento em primeiros socorros retornou agora, depois das férias, atendendo os servidores que trabalham no prédio da secretaria, e ainda este mês,  chega às escolas do campo, nas comunidades polos de Ipixuna, Pacuí e Bailique.

Em seguida,  o projeto deve acontecer nas escolas de ensino fundamental,  da zona urbana, alcançando assim, todo o quadro de servidores da educação do município.

A secretária municipal de Educação, Monick França, realizou a entrega do certificado ao instrutor e coordenador do projeto ‘Lucas Vive’ e também aos servidores, parabenizando a cada um e ressaltando a importância da capacitação para somar com a segurança do ambiente de trabalho, do dia a dia com a família, amigos e em ambientes sociais.

 Sobre a Lei Lucas

Em setembro de 2017, o aluno Lucas Begallo morreu engasgado em uma excursão escolar, no Município de Campinas, em São Paulo. O Senado Federal, no dia 04 de outubro de 2018, aprovou a Lei 13.722/18 – a Lei Lucas.

Essa Lei tem por objetivo capacitar os funcionários de escolas públicas e privadas de ensino infantil e básico, em todo o Brasil, dando suporte aos estudantes que se encontram em situação de emergência e precisam de assistência imediata até que o órgão competente chegue ao local.

Confira mais fotos

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação