O mês em que se celebra o Dia das Mães é também dedicado a uma campanha de sensibilização sobre a saúde mental materna, o Maio Furta-Cor. Na próxima segunda-feira (8), às 8h30, acontece a primeira roda de conversa voltada à saúde e bem-estar mental das mulheres, especialmente as mães, gestantes e puérperas que fazem acompanhamento na UBS Pantanal, zona Norte de Macapá.
A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a coordenação local da campanha Maio Furta-Cor.
Além da roda de conversa com especialistas, que irão abordar temas como depressão pós-parto e a importância do aleitamento materno, os usuários contarão com vacinação de rotina, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, consulta de enfermagem, atendimento odontológico e dispensação de medicamentos.
O Maio Furta-cor foi idealizado em 2020 pela psicóloga Nicole Cristino e a psiquiatra Patrícia Piper e a escolha pelo furta-cor se deve ao fato que esta é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, adequando todas as cores. A maternidade também é assim, nela cabem todas as cores, e não somente uma única cor.
Serviço:
Data: 8 de maio, segunda-feira
Hora: 8h30
Local: UBS Pantanal – Rua João Almeida do Nascimento, 346.
Sugestão de entrevistados:
Thayana Sousa, coordenadora municipal de Saúde da Mulher.
Larissa Moraes, chefe do Departamento de Ciclos de Vida.
Público participante
Atendimento à imprensa: Andreza Sanches – (96) 99115.1433