Skip to content

Prefeitura de Macapá capacita 50 pessoas para agir com primeiros socorros

Desde que iniciaram as capacitações, no último final de semana, a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) já capacitou mais de 80 pessoas em dois sábados

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Curso treina a população para atuar em casos de urgência | Foto: Maison Brito/PMM

Neste sábado (11), mais uma turma aprendeu técnicas de primeiros socorros no Centro Comunitário Profissionalizante Congós, na Zona Sul de Macapá. Cerca de 50 pessoas foram preparadas para atuar em situações de urgência que podem acontecer no dia a dia no ambiente familiar e de trabalho.

Desde que iniciaram as capacitações, no último final de semana, a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) já capacitou mais de 80 pessoas que receberam treinamento e agora sabem como agir em casos de parada cardiorrespiratória, crise convulsiva e obstrução de vias aéreas. 

Como funciona o curso?

O treinamento orienta e capacita os participantes para agirem em emergências, como em acidentes domésticos e de trabalho, situações de desmaios e engasgo. Após uma bateria de aula teórica, os alunos passam por dramatização, o Role Playing. Nele, simulações de casos de emergência, em que cada minuto conta para salvar uma vida, são vivenciados.

Esse é o caso da Daniely da Silva, de 42 anos, empreendedora de brechó da Feira do Buritizal. Ela passou pela dramatização e conta que agora se sente preparada para agir em casos que precisam de primeiros socorros.

“Esse curso vai ter muita utilidade porque posso precisar usar lá no meu trabalho para socorrer alguém que precise. O treinamento foi intenso, sinto preparada, tanto com conhecimento teórico, quanto prático”, conta.

Joyci, Paola e Stefany são amigas de faculdade e cursam odontologia. Elas foram juntas aprender as técnicas de primeiros socorros.

“Eu achei muito interessante esse curso, não só porque sou acadêmica da área da saúde, mais também porque sou cidadã. Se acontecer algo com alguém na rua, vou saber como agir. Vou levar esse conhecimento para o trabalho e também pra vida”, comentou a estudante de odontologia, Joyci Brito.

Oficina de Teoria e Prática em Primeiros Socorros

O último módulo da oficina acontece no dia 18 de março. São 40 vagas que ficam à disposição da população. A aula vai das 8h às 12h e será ministrada pelo especialista em Primeiros Socorros e Atendimento Pré-hospitalar, Evaldo Nunes. As inscrições devem ser feitas pelo número (96) 981077419.

Confira mais fotos