Em uma cerimônia realizada na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) premiou os alunos campeões de leitura do Projeto Escola de Leitores. O estudante Kauê Capiberibe da Costa Fonseca, de 11 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia, foi o campeão de leitura do projeto. Foram 230 livros lidos ao longo do ano letivo de 2018.
O aluno ultrapassou o recorde do ano passado, de 148 livros. Várias crianças conseguiram ler mais de 100 livros. A proposta pedagógica é fazer com que ao fim do ano letivo os estudantes tenham lido pelo menos 20 obras. A subsecretária de Educação, Francisca Oliveira, parabenizou a coordenação do projeto e o trabalho base dos professores nas escolas pelos resultados positivos. “Agradeço aos profissionais envolvidos, ressaltando a importância de uma iniciativa como esta, que é o de incentivar a leitura. Destaco ainda a vontade de cada aluno em ler, servindo de exemplo para nós, adultos. A leitura deve ser incentivada desde cedo aos pequenos”, atentou Francisca.
Na cerimônia, as escolas do projeto foram representadas pelos três primeiros colocados de cada instituição. Os alunos receberam prêmio com certificado e medalha em reconhecimento à experiência com a leitura ao longo de 2018. A Escola Rondônia, localizada no Jesus de Nazaré, foi destaque do ano em virtude do trabalho da professora Telma da Costa Nascimento na aplicação e incentivo da leitura por meio da metodologia do projeto. O segundo e terceiro colocados também são alunos da instituição de ensino, com 192 e 100 livros lidos, respectivamente. Em reconhecimento ao trabalho prestado à educação no município de Macapá, Telma Nascimento foi a professora destaque deste ano representando todas as escolas da capital.
O Escola de Leitores iniciou em 2013 com o objetivo de otimizar ações e espaços de leitura nas escolas do município de Macapá. O método consiste no empréstimo do livro na escola pelo estudante. Deste modo, os alunos fazem a leitura e anotações para, posteriormente, falarem sobre o que mais e menos gostaram do livro e a versão final. Este ano, o projeto foi desenvolvido em 27 escolas rede pública de ensino municipal da área urbana e rural de Macapá.
Sávio Almeida
Assessor de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê