
O Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), ferramenta que permite a marcação online de consultas, também poderá ser utilizado em Macapá a partir desta quarta-feira, dia 26 de dezembro, nos guichês da prefeitura dentro da rede Super Fácil da zona norte, Buritizal, Duca Serra e zona sul da capital. Ao todo, 32 especialidades serão disponibilizadas para a marcação de consultas, deixando o Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável por fornecer os servidores e os encaminhamentos médicos.
Para a marcação, o usuário deve levar, além da documentação pessoal, cartão do SUS, comprovante de residência e um número telefônico para contato, caso o paciente tenha que entrar na fila de espera. “O usuário que passar por consulta em uma UBS e receber o encaminhamento para alguma especialidade deverá procurar os guichês da prefeitura munido dos documentos para fazer o agendamento da consulta, que continua sendo de responsabilidade do Estado”, explica a assessora especial, Tânia Vilhena.
As cotas de consultas para cada município são divididas de acordo com os parâmetros de uma portaria estabelecida pelo Ministério da Saúde para cada especialidade, conforme o número de habitantes dos municípios. Para Macapá, serão disponibilizadas 3.640 vagas. Dentre as especialidades, a ortopedia terá maior número de vagas, sendo possível o agendamento de 383 consultas, que serão realizadas de acordo com o cronograma de agenda médica fornecida pelo ambulatório do Hospital das Clínicas Alberto Lima.
O Sisreg
É um sistema web, criado para o gerenciamento de todo o complexo regulatório, por meio de módulos que permitem desde a inserção da oferta até a solicitação de consultas e exames, objetivando maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde, otimização na utilização dos recursos assistenciais e visando a humanização no atendimento. É uma ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde de forma gratuita.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa