Em comemoração ao aniversário da cidade, o Bioparque da Amazônia preparou uma programação especial que acontece entre os dias 2 e 4 de fevereiro, com atividades de educação ambiental, palestras e outras opções de lazer para os visitantes. Nesta sexta-feira (3), a programação contou com a doação de mudas de plantas nativas da Amazônia.
Ipês, Espada de São Jorge e Brasileirinho são algumas das espécies de plantas doadas ao público. A ação, que parou o trânsito e agitou os visitantes do Bioparque, objetiva desenvolver a cultura do plantio e incentivar a educação ambiental da população macapaense.
Doação de mudas de árvores nativas da Amazônia faz parte da programação especial do Bioparque | Foto: Abel Neto/PMM
Plantas de várias especies Foram entregues aos visitantes I Foto: Abel Neto/PMM
Angélica Gama, de 30 anos, conta que soube da programação especial do Bioparque por meio do perfil da prefeitura nas redes sociais. Ela, juntamente com seu marido e dois filhos, estão de férias e resolveram aproveitar o momento oportuno para passear pelo local e aproveitar tais atividades.
“Aproveitamos a programação que está acontecendo no Bioparque para passear, ver os animais e aproveitar a tranquilidade do lugar. É um ambiente perfeito para o passeio em família, e ainda ganhei uma plantinha”, falou sorridente.
O passeio foi em familia. Angélica e levou seus filhos e marido para curtirem a programação do Bioparque | Foto: Abel Neto/PMM
Angélica recebeu doação de duas mudas de plantas nativas da Amazônia | Foto: Abel Neto/PMM
Outra atividade que proporcionou uma troca entre os visitantes e a natureza durante os dias festivos, foi a exibição de serpentes não venenosas. A atividade foi conduzida pelo biólogo Geraldo Biondi, que conversou com os visitantes sobre a importância do animal para o meio ambiente e como identificar quais espécies de cobras são venenosas. A roda de conversa deu a oportunidade da criançada conhecer o animal bem de perto.
Geraldo Biondi explicou sobre a importância das serpentes ao meio ambiente | Foto: Elisa Maciel/PMM
Crianças participaram da palestra sobre o manejo de serpentes | Foto: Elisa Maciel/PMM
Segundo o diretor-presidente do Bioparque, João Dias Neto, as atividades que estão sendo oferecidas ao público é fundamental para que haja proximidade entre as pessoas e a natureza.
“São atividades que englobam o público em geral. Queremos que nossos visitantes tenham um contato maior com a biodiversidade existente no parque. Através das palestras, exibições e diversas atividades educativas é possível mostrar a importância natureza para o nosso dia a dia”, disse.
João Dias, diretor do Bioparque, coordena a programação em comemoração ao aniversário de Macapá | Foto: Abel Neto/PMM
A programação em comemoração ao aniversário de Macapá encerra neste sábado (4), com pedalada e caminhada pela trilha do guarda-parque, com direito a biodiversidade amazônica como plano de fundo. Apresentação de capoeira também será realizada no último dia do evento.
Bilheteria:
De quinta a domingo o ingresso inteiro custa R$ 10. Também é garantida a meia entrada de R$ 5 para os seguintes públicos: crianças entre 6 e 12 anos, estudantes mediante a apresentação da carteirinha, doadores de sangue, portadores de deficiência, professores e militares.
Para idosos a partir de 60 anos e crianças de até 5 anos a entrada é gratuita. A bilheteria encerra às 16h20.
Programação:
Dia 4 de fevereiro (sábado)
7h às 9h – Pedalada e caminhada na trilha do Guarda-Parque
Local: Trilha do guarda-parque
15h às 16h – Apresentação de capoeira
Local: Ao lado da casa da Jaguatirica 265