1º Festival de Artes Integradas transita entre diferentes estilos musicais I Foto: Arquivo/PMM
Faltam poucos dias para os 265 anos de aniversário de Macapá e os festejos vão ocorrer em 3 dias de programação. No segundo dia do evento, sexta-feira (3), acontece o 1° Festival de Artes Integradas. A programação é voltada a toda família e contempla diversos segmentos artísticos e culturais como música, artes visuais e literatura. O palco do evento é o Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos (CCNA), no bairro Laguinho.
A expectativa é promover a valorização de mais de 30 artistas locais e abranger diversos segmentos culturais nas programação de aniversário do município. Apresentações de artistas amapaenses têm início a partir das 17h.
A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) credenciou os artistas incluídos na festividade com o edital 007/2022 para as programações culturais da Prefeitura de Macapá em 2023. Grupos de dança, música, capoeira, marabaixo, circo, escola de samba e artistas de vários segmentos se apresentam neste grande momento de valorização da cultura local.
Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos (CCNA) será palco do 1º Festival de Artes Integradas I Foto: Rogério Lameira/PMM
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida, explica que os artistas que irão se apresentar foram selecionados por sorteio no início de janeiro desse ano. Ele destaca que o Festival fomenta a difusão da cultura em Macapá.
“O 1° Festival Cultural de Artes Integradas vem para movimentar a cultura do município de Macapá e dar oportunidade aos artistas de todos os segmentos da cultura popular. Somos plurais e diversos, então vamos destacar nossas qualidades artísticas no aniversario da nossa cidade”, afirmou.
Palco em fase de montagem para a realização do 1º Festival de Artes Integradas I Foto: Rogério Lameira/PMM
A atividade conta também com a Feira Afroempreendedora e exposições de artes visuais e audiovisuais de artistas de Macapá. Inclui ainda o “Prêmio Potências Negras Femininas”, que reconhece e evidencia as mulheres negras que atuam de forma positiva e transformadora na vida da população negra da capital. Ao todo, 25 mulheres vão receber o prêmio.
Confira a programação
3 de fevereiro (sexta-feira):
- DJ Pacheco Roots (DJ da programação)
- 17h – Banda da Guarda
- 17h30 – Aruana Capoeira e Capoeira em Ação (capoeira)
- 18h – Premio Potências Negras
- 19h – Samanda Nobre (dança)
- 19h15 – Catherine Zuleima e Dom Beto (circo)
- 19h30 – União dos devotos de Nossa senhora da Conceição
- 20h00 – MC Branks (hip hop)
- 20h30 – Michele Maycoth (voz e violão)
- 21h – Cadillac Blue (rock clássico)
- 21h30 – MC Will (funk)
- 22h – Nana e Alex (sertanejo)
- 23h – Kinzinho e banda (pagode)
- 23h30 – Escola de Samba Unidos do Buritizal
Artes Visuais: Honorato, Miguel Arcanjo, Sávio Britto e Bruno Tattoo
Literatura: Epretiadu, Cláudia Almeida, Bruno Muniz, Roberta Picanço e Ana Aspash