Leonam foi um dos pacientes que aproveitaram o sábado de sol | Foto: Renato Costa/Semsa
O balneário da Fazendinha foi o cenário na manhã deste sábado (17) da última edição de 2022 do projeto Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para que pessoas com problemas de mobilidade possam aproveitar o Rio Amazonas com segurança e conforto.
Lançado como parte da programação do Macapá Verão deste ano, o projeto faz parte de iniciativas da Prefeitura de Macapá para garantir medidas de inclusão e qualidade de vida para toda a população, da qual também faz parte o ‘Mergulho da Inclusão’, voltado às pessoas com Síndrome de Down, autismo e paralisia cerebral.
O paratleta de basquete e tênis de mesa, Leonam Pinheiro, 34 anos, aproveitou o dia de sol para curtir o banho de rio ao lado da filha Ana Laura, de 10 anos.
“Estar na cadeira mudou a minha vida, percebo que posso ajudar outras pessoas, como alguns pacientes não saem de casa porque não sabem que tem essa opção, aqui além da cadeira, temos o suporte dos profissionais que nos ajudam com toda a disposição e posso brincar ao lado da minha filha”, disse.
Programa deve retornar no final de janeiro de 2023 | Foto: Renato Costa/Semsa
O Praia Acessível deve retornar no final de janeiro de 2023, tendo como data o último domingo de cada mês, sempre na praia da Fazendinha e com o apoio da equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Reabilitação (CER), que fica à disposição para acompanhar os banhistas durante a entrada e saída do rio.
“O projeto é para que pessoas que têm a mobilidade reduzida se sintam parte dos momentos de lazer com a família e amigos. Tentamos ofertar uma atividade extra hospitalar que também não deixa de fazer parte do tratamento deles”, explicou a diretora do CER, Camila Cadena.