Skip to content

Servidores públicos municipais são capacitados para atender vítimas de violência

Campanha com parcerias institucionais pelo fim da violência contra a mulher encerra com a Caminhada Laço Branco na próxima terça-feira

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Servidores públicos municipais são capacitados para atender mulheres e meninas vítimas de violência | Foto: Rogério Lameira

Agentes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e diretores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram por uma capacitação nesta quinta-feira (1), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP).

A iniciativa visa orientar os servidores públicos municipais da Saúde e da Assistência Social para o encaminhamento correto às vítimas de violência em Macapá e de zonas rurais.

A gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, explicou que o encontro realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) faz parte da campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas.

A secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo, foi convidada para apresentar a Rede de Atendimento à Mulher, que reúne todos os órgãos afins.

Representantes do município e do estado que atuam na linha de frente participaram da programação | Foto: Rogério Lameira PMM

“Servidores públicos das áreas da Saúde e da Assistência Social do município participaram dessa formação para saberem identificar as vítimas e reforçar o atendimento humanizado, para que elas possam ser encaminhadas para a nossa equipe multidisciplinar no Centro de Referência a Mulher (CRAM)”, informou a coordenadora.

Os participates recebreram panfletos e cartazes com informações para auxiliar na formação | Foto: Rogério Lameira PMM

Como participante, a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Talita Amaral, disse que essa prevenção é muito pertinente. “Temos atendimentos individuais e estamos aqui nesta formação para aprendermos a auxiliar melhor a nossa população feminina que tanto precisa”, relatou a participante.

O secretário da SMDH, Raimundo Azevedo, ressaltou que o Direito à Vida, à Liberdade e à Segurança Pessoal são os direitos humanos principais que uma pessoa deve ter. “Por isso é importante que a nossa gestão municipal tenha esse cuidado com essas mulheres e meninas que sofrem os diversos tipos de violência, para que sejam conduzidas para um acompanhamento biopsicossocial contínuo e eficaz” concluiu o secretário.

Caminhada Laço Branco

A campanha, com parcerias institucionais pelo fim da violência contra a mulher, encerra com a Caminhada Laço Branco, que vai ocorrer no dia 6 de dezembro, com saída na Praça Barão do Rio Branco, às 16h30, até o Mercado Central.