Skip to content

Mulheres quilombolas de zona rural de Macapá participam de ações sobre Direitos Humanos

Atividades com foco em conscientizar mulheres sobre seus direitos ocorreram na comunidade rural Ambé

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Nesta quarta-feira (30) o Quilombo do Ambé, zona rural de Macapá, foi sede das atividades de encerramento do mês “Novembro Afro”. A comunidade teve um dia com ações de valorização à mulher, exibição de filmes e atividade lúdicas, além de roda de conversas e distribuição de brindes. Mães, jovens e crianças participaram da programação.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SDHD) da Prefeitura de Macapá, que promoveu a terceira programação da campanha pelos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e Menina.

A organização foi da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), em parceria com o Instituto Municipal de Políticas e Promoção Racial (Improir).

“O objetivo foi levar à população feminina quilombola o conhecimento de seus direitos, para que essa mulher se sinta fortalecida e segura. Estamos sempre disponíveis e com equipes técnicas preparadas para ajudar essa mulher quilombola e ribeirinha que necessite de apoio”, explicou Socorro Marques, titular da CPPM.

Dando continuidade à campanha, nesta quinta-feira (1º) acontece uma capacitação no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), das 8h às 11h, com o objetivo de levar formação sobre a temática em questão aos servidores públicos da saúde, assistência social e diretores de UBS.