Skip to content

Novembro Afro: ação qualifica afroempreendedores em Macapá

A proposta dos cursos é capacitar afro empreendedores na organização e planejamento do seu negócio.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

As aulas estão sendo ministradas no Céu das Artes, zona norte de Macapá | Foto: Vinicius Barbosa l PMM

O Instituto Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial (Improir), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) promovem uma capacitação em prol do afroempreendedorismo no município de Macapá. Os cursos que estão sendo ministrados no Céu das Artes, zona norte da capital visam promover a formação e a qualificação de empreendedores negros.

Atendimento ao Público, Técnicas de Vendas, Markenting Digital, Inteligência Emocional e Gestão Financeira são algumas das capacitações que seguem até sexta-feira (11). A qualificação oferece ferramentas de aplicação prática, voltadas para incentivar empreendedores que queiram fortalecer seus negócios e vender mais.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro afirma que essas iniciativas irão qualificar a mão de obra dos profissionais e fomentar o turismo étnico-afro em Macapá. “Os cursos são ofertados para os cadastrados no banco de dados do Improir, com todas as atividades gratuitas, para assim democratizar o acesso à formação, à qualificação e ao conhecimento. Além de fomentar as discussões acerca das desigualdades raciais e criar oportunidade de negócios e inserção da população negra no mercado de trabalho”, explica a diretora do Instituto.

A exemplo da empreendedora Francieli Soares, de 43 anos, ela participa das aulas para aperfeiçoar o seu trabalho com a costura criativa e com a produção de biojoias.

Foto: Vinicius Barbosa l PMM

“Eu necessitava muito dessa qualificação para impulsionar meus negócios e ajudar na minha renda. Esses cursos irão contribuir principalmente para os que vivem da produção do seu trabalho, como eu”, afirma a artesã.

A chefe de divisão de fomento e empreendedorismo do Improir, Eloane dos Passos, fala sobre a importância dessa solicitação dos empreendedores. Segundo ela, as pessoas que trabalham direta ou indiretamente podem ser beneficiadas, desde que estejam cadastradas no banco de dados do Improir.

“Neste mês de novembro afro é mais gratificante promovermos iniciativas de valorização da nossa cultura e tradições porque são as pessoas que estão nos solicitando. Estamos tendo um retorno positivo de cada um que está participando das oficinas, por isso vamos continuar cumprindo o nosso papel institucional”, finaliza.