Skip to content

‘Nada mais justo que hoje fazer uma serena homenagem’, diz visitante em cemitério no Dia de Finados em Macapá

Jarbas Gato foi até o cemitério São José, no Buritizal, durante o feriado desta quarta-feira (2).

Por Karina Lins - Secretária Municipal de Comunicação Social

Jarbas Gato foi um dos visitantes do cemitério São José nesta quarta-feira (2) | Foto: Lennon Vilhena/PMM

O Dia de Finados, nesta quarta-feira (2), está sendo marcado por lembranças, saudades e orações nos três cemitérios de Macapá, que recebem maior movimentação de pessoas para tributos aos familiares e entes queridos que partiram.

“Nada mais justo que hoje fazer uma serena homenagem para aqueles que já se foram e que sabemos que nos deixaram um legado muito importante”, ressalta o visitante, Jarbas Gato.

Pensando nesta data, a Prefeitura de Macapá preparou uma série de serviços para limpeza, organização e segurança de todos os presentes durante o feriado nos cemitérios Nossa Senhora da Conceição, no Centro; São José, no bairro Santa Rita, e o São Francisco, no Brasil Novo, na zona norte da cidade, que seguem abertos para visitas até às 20h desta quarta-feira.

Ao todo, mais de 250 profissionais das secretarias municipais de Zeladoria Urbana, de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), além da Guarda Civil Municipal (GCMM) e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), estão envolvidos em ações nestes locais.

“O Dia de Finados envolve saudades, afeto e fé, se tornando um momento importante, pois passamos a lembrar daqueles que não vivem mais em terra, mas estão presentes em nossos corações. E, a partir disso, procuramos tratar dessa data com um olhar especial para que nossos munícipes tivessem o melhor espaço para praticarem suas homenagens aqueles que partiram”, explica o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Além de muita emoção, o dia é marcado pela oportunidade de maior rendimento para os 170 empreendedores cadastrados no Município, visando a comercialização de produtos dentro e nos arredores dos cemitérios. Um desses profissionais é o vendedor Elison Raimundo, que trabalha há 15 anos com a venda de flores e arranjos artificiais.

“A nossa venda tem ocorrido de forma grandiosa e estou feliz com o fluxo de pessoas que estão vindo. Daqui consigo tirar uma renda extra para pagar as minhas contas que chegam com o início do mês” diz o autônomo.

Fiscalização
Durante todo o dia, o Município também está fiscalizando os empreendedores que trabalham nos cemitérios neste Dia de Finados, com o objetivo de manter a ordem e evitar práticas irregulares nos espaços.

“Começamos nosso trabalho na segunda quinzena de outubro, tratando da regularização do uso de solo em torno dos cemitérios da capital. Essa nossa ação visa um melhor entendimento sobre os autônomos da capital, trazendo um retorno não somente para eles, mas para nosso Município” ressalta o secretário municipal de Habitação de Ordenamento Urbano, Gracinildo Nunes.

Previsão é de mais de 100 mil pessoas visitando os cemitérios de Macapá | Foto: Lennon Vilhena/PMM

Segurança
Cerca de 200 guardas municipais estão em patrulha desde a terça-feira, 1º de novembro, com apoio de agentes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). O objetivo é a segurança e prevenção de práticas irregulares na capital durante o feriado.

“A Guarda Civil tem trabalhado dia e noite para que as ações de patrulhamento na capital sejam eficazes. O Dia de Finados exige um movimento maior da população e estamos nos dedicando para que as ruas estejam seguras para os munícipes”, relata a comandante da Guarda Civil Municipal de Macapá, Joeva Reis.

Limpeza
Desde o mês de outubro, a Zeladoria Urbana de Macapá realiza a “Operação Finados”, que contou com a participação de 45 servidores para limpeza dos três cemitérios.

“Temos sempre como objetivo oportunizar espaços de vivência com aconchego, mantendo a limpeza dos cemitérios, levando em consideração o momento de homenagens que os munícipes prestam aos seus entes queridos”, afirma o secretário municipal da Zeladoria Urbana, Helson de Freitas.