Skip to content

268 anos de Macapá são celebrados com missa, encontro das bandeiras e tradicional bolo na Catedral São José

Programação marcou a abertura do ciclo do Marabaixo, reuniu sete grupos culturais e contou com a distribuição de bolo de 50 metros à população

Por Gabriela Matoz - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Missa de aniversário de 268 anos de Macapá aconteceu na Catedral São José | Foto: Lilian/PMM

Fé, cultura e tradição marcaram as comemorações pelos 268 anos de Macapá nesta quarta-feira, 4, com uma programação realizada no centro da cidade. As atividades incluíram missa em ação de graças na Catedral São José, o tradicional encontro das bandeiras, reunindo grupos de Marabaixo, e o corte do bolo comemorativo preparado pela Prefeitura de Macapá para celebrar a data junto à população.

A programação iniciou ainda nas primeiras horas da manhã, com a celebração da missa em ação de graças, que reuniu fiéis, autoridades municipais e a comunidade macapaense na Catedral São José. Logo após a cerimônia religiosa, ocorreu o tradicional Encontro das Bandeiras, momento simbólico que marca o início do ciclo do Marabaixo e reforça a valorização da cultura afro-amapaense.

Participaram do Encontro das Bandeiras os grupos culturais Marabaixo do Pavão, Herdeiros do Marabaixo, Estrela do Renascer, Marabaixo da Favela, Berço do Marabaixo, Filhos da Terra e Glorioso São José, que mantêm viva uma das manifestações culturais mais importantes da capital.

Encerrando a programação da manhã, a população participou do tradicional corte do bolo de aniversário, com 50 metros de comprimento, preparado especialmente para celebrar mais um ano da história de Macapá.

Durante as comemorações, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância da data e da programação que se estende por vários dias.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós, macapaenses de coração e de nascimento, e também para o povo do Amapá. O aniversário da cidade é uma cerimônia tradicional que começou na segunda-feira com as festividades de Iemanjá, passou pelo culto na Praça Jacy Barata e hoje temos um dia inteiro de atividades, com corrida, missa, Encontro das Bandeiras, corte do bolo, entrega do mirante do Bioparque e, à noite, o grande show com o Sorriso Maroto”, ressaltou o prefeito.

Para a professora Elenice Ataíde, que participou pela primeira vez da missa de aniversário na Catedral São José, o momento foi de emoção e orgulho.

“Sou católica e, para mim, é uma alegria imensa estar aqui hoje. Tenho muito orgulho de pertencer a este lugar, de ser amapaense e morar em Macapá, cidade linda, acolhedora e maravilhosa”, afirmou.

As comemorações do aniversário de 268 anos de Macapá serão encerradas na noite desta quarta-feira (4), na Praça Jacy Barata Jucá, com show nacional do grupo Sorriso Maroto e apresentações de artistas locais. As atrações iniciam às 20h, com Pagodelas, seguem às 21h com Sorriso Maroto, às 23h com o DJ Junior Queiroz e encerram às 0h com Kinzinho e banda.